Um dos pratos mais típicos da Bahia, o caruru tem nome e tempero de origem africana. É um prato à base de quiabo bem picadinho, camarão seco e azeite de dendê e temperos. Conta-se que era preparado nas senzalas na época da escravidão. Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana. Toda sexta feira, esta iguaria é encontrada na maioria dos restaurantes de Salvador com o nome de “comida baiana” e nas residências de origem católica, Camdomblé e Umbanda.
Foto: Noel Tavares |
Receita do Caruru
Ingredientes (para 25 pessoas):
200 quiabos
1 kg de camarão seco
6 cebolas brancas grandes2 pimentões graúdos(a gosto)
1 porção de castanha de caju assada e moída
1 copo de amendoim torrado e moído
Azeite de dendê
um pouco de gengibre ralado (uma colher de sobremesa)
Como fazer:
Foto: culturabaiana.com.br |
Lave bem os quiabos para que saia a baba, separe sete, inteiros, para oferecer aos ibejis. Corte o restante em cubos bem pequenos. Bata no liquidificador o camarão e todos os temperos, depois refogue no azeite quente e coloque os quiabos cortados. Misture bem todos os ingredientes na panela coloque a água quente, ponha um pouco de azeite e deixe cozinhar. Se achar necessário ponha mais azeite(aos poucos) e se o quiabo estiver ainda duro…ponha mais um pouco de água quente.
Sábado (8), aconteceu na Fazenda Grande III
em Cajazeiras, o caruru do sindicato, sob o comendo de Barbosa e amigos. A festa aconteceu na Quadra D, pela 10ª vez consecutiva e, foi mais uma oportunidade para a integração da comunidade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário