sábado, 29 de outubro de 2011

Forças Armadas e auxiliares: aprimoram atividades utilizando o cão

Foto - Noel Tavares
 Foram concluídos hoje (28), dois cursos que integraram mais ainda os trabalhos realizados envolvendo homem e cão, uma parceria que rende frutos para todos. Nesses dois eventos, participaram pessoas que atuam na área da segurança pública e que procuram aperfeiçoar seus conhecimentos em missões de salvamento, busca, resgate e operações com cães de guerra. Durante o curso, foram desenvolvidas técnicas de adestramento de cães de guerra, além de intensificar os métodos para a utilização do cão em operações de salvamento em desastres naturais ou estruturas colapsadas (escombros, desabamentos e soterramentos). As atividades foram ministrados para Policias Militares e Civis, Guardas Municipais de Salvador e membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Feira de Santana, Simões Filho, Barreiras, Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, também para membros do Exército e da Força Aérea Brasileira. As instruções foram realizadas na CIA de Polícia do Exército da 6ª Região Militar – Avenida Paralela e no 10º Grupamento de Corpo de Bombeiros – Simões Filho.

Adestramento de cães de guerra

Com duração de 28 dias, o Curso de Adestrador de Cães de Guerra também integra as instituições que trabalham com cão, além de disponibilizar conhecimentos sobre o adestramento canino. Nesta etapa, são desenvolvidos no homem a melhor forma de comando sobre os animais, como: senta; levanta; deita; junto e fica. Os alunos (estagiários) também aprendem um pouco sobre psicologia canina, noções de enfermagem veterinária (canina), cinotecnia e cinofilia. O acesso dos agentes da Guarda Municipal a cursos deste porte integra mais uma das ações da Prefeitura de Salvador visando a Copa de 2014. “O mais importante na participação da Guarda Municipal é a integração com as forças que possibilita o aprimoramento do trabalho com cães”, disse o aluno Ubirajara Azevedo, comandante do canil da Guarda Municipal de Salvador.

Salvamento, busca e resgate com cães


Foto - Noel Tavares

Já o Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, com duração total de 110 horas, foi realizado através de parceria da Associação Brasileira de Resgate, Busca e Salvamento com Cães – ABRESC e 10º Grupamento de Bombeiros Militares de Simões Filho, local das aulas. De acordo com o coordenador do curso, capitão Allan Guanais, a intenção é formar membros do Corpo de Bombeiros e outros agentes da Segurança Pública na área da utilização de cães em desastres naturais ou desabamentos. Gerenciamento de Desastres, Psicologia das Emergências, Técnicas de Busca e Salvamento em Soterramentos e Desabamentos, Operações utilizando Helicópteros e Busca Terrestre também fizeram do conteúdo do curso.

A Guarda Municipal do Salvador também teve participação efetiva através de seus instrutores. Capacitados na área da segurança pública, o Subgerente de Operações, Carlos Damasceno; o Supervisor das Rondas da Capital – RONDAC, Fabio Amaral, o Comandante do Grupamento de Operações Especiais – GOE, Osvaldo Vitório, além de Guardas de outros setores, ministraram instrução de busca terrestre com orientação através da bússola e do GPS. A disciplina, com carga de18 horas, permite às equipes percorrerem uma rota estabelecida numa área mapeada para o cumprimento da missão de reconhecimento, resgate, busca e salvamento. “É uma honra a Guarda Municipal de Salvador poder também transmitir conhecimentos para esse público tão seleto, composto também por coronéis e subtenentes”, acrescenta Damasceno. Os GM’s Ubirajara Azevedo e Manuel Nascimento também participaram com êxito das instruções. No afã de não perder um momento se quer, terminei fotografado ao lado do Guarda Municipal, Ubirajara Azevedo e de Coronel Alfredo Castro, Comandante Geral da PMBA.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Morte de jornalista deixa lacuna

tribunadabahia.com.br

O jornalista esportivo Luiz Mendes, 87, morreu na manhã desta quinta-feira, por volta das 10h15, de complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica crônica, no Hospital São Lucas, em Copacabana, zona sul do Rio. Ele estava internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da unidade desde o último dia 18. Lembrado como "craque do microfone esportivo", Mendes foi testemunha dos mais importantes eventos esportivos do Brasil e do Mundo em mais de 60 anos de profissão. Único brasileiro a transmitir a final da Copa do Mundo de 1954, o comentarista da "Rádio Globo" era dono de uma fala simples e envolvente. O radialista deixa viúva a atriz Daisy Lucidi, com quem viveu por mais de 50 anos e teve um filho, que lhe deu netos e uma bisneta.

Após o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, prestar homenagem a Luiz Mendes, a CBF publicou nota oficial no final da manhã lamentando a morte do radialista "que honrou a sua profissão sendo um dos expoentes do jornalismo esportivo no país". "O presidente Ricardo Teixeira, em nome dos diretores e funcionários da CBF, manifesta os pêsames pela morte de Luiz Mendes, um jornalista que pautou a sua carreira pela correção e brilhantismo que caracterizam os grandes profissionais".

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Guarda Municipal na TV Band



Foto - Noel Tavares

Segunda (24), foi mais um dia brilhante para a Guarda Municipal do Salvador. Digo brilhante porque, como sou Assessor de Comunicação da referida instituição, sei da luta diária destes batalhadores pela segurança no município. Nesses meus tempos trabalhando na imprensa, cerca de quinze anos, nunca vi uma categoria como essa, ou seja, que luta para trabalhar. A Guarda quer atuar no trânsito, na proteção do meio ambiente, nas praias, nos bairros dando a atenção devida às praças, parques e jardins. Mas esse texto não é para tratar deste assunto, pois com o efetivo de pouco mais de Mil e Trezentos e Cinquenta Guardas, fica impossível estar presente em todos os momentos da nossa cidade. Quero dizer que, com satisfação, mais uma vez, se mostrando independente, a TV  Band - BA deu hoje, mais uma oportunidade para mostrar o que a Guarda Municipal de Salvador faz. Na entrevista com a excelente apresentadora, Rita Batista, o Subgerente de Operações, Carlos Damasceno, tirou dúvidas, explicou para que veio a Guarda e, mais uma vez mostrou para a população que se trata de uma instituição composta por pessoas sérias que, independente de política, estão dispostas a trabalhar por uma instituição cada dia mais forte e, acima de tudo útil a população da nossa querida cidade de dois, três ou quantos andares como queiram. Estou me referindo a cidade de Salvador. Gente, neste texto sá faltou dizer que eu estava lá, é claro.

sábado, 22 de outubro de 2011

Chuva deixa prejuízos como buracos e semáforos apagadas

Fonte Tribunadabahia.com.br
A chuva constante que caiu durante toda a semana em Salvador e só começou a dar trégua na tarde desta sábado (22), deixou prejuízos para os motoristas. Além de diversos semáforos apagados como na região da Garabaldi e Ondina, onde quem trafega precisa se arriscar em cruzamentos perigosos sem sinalização, os buracos camuflados em poças d´água também deram dor de cabeça.

Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), somente nesta sexta-feira (21), cerca de 50 veículos tiveram os pneus furados ao serem surpreendidos por buracos principalmente na região da Paralela, na altura da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e na Mario Leal Ferreira (Av. Bonocô). Apesar de já estarem sinalizados, a Transalvador pede que os motoristas tenham atenção redobrada nestes locais.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Livro para mudar a vida


Foto - Noel Tavares
 Semana passada, fui pego de surpresa ao chegar na Rádio Sociedade, um dos locais onde trabalho. Na entrada, muito bem recebido, como sempre pelos seguranças do plantão, recebi um embrulho lacrado. Sem prestar muito atenção, perguntei: quem mandou? O segurança prontamente disse: foi um rapaz, simpático que se identificou como Roberto Leal. Pronto! a partir deste momento caí na real. Observei as escrituras do embrulho e me certifiquei que tratava-se de mais uma surpresa que o amigo resolveu me prestar.

Ao abrir o embrulho, para minha alegria, um presente que é o mais valioso do mundo. Naquele 
 momento eu acabara de receber um exemplar do livro Poesia & Prosa. Trata-se de uma publicação da Fundação ÒMNIRA, instituição que dar oportunidade aos escritores independentes que, por falta de incentivo financeiro não tinham oportunidade para lançar seus produtos. Através da referida fundação, as novas e velhas cabeças pensantes da escrita baiana passaram a ter vez.

Foto - Noel Tavares
O trabalho é composto por publicações do município de Saubara, por exemplo: Antonio Santana destaca a poesia “O sistema”; Maria Theofila, natural de Salvador destaca Poesia e Prosa que relata, “Tempestade”. Vale a pena Antonio Santana destaca a poesia “O sistema”; Maria Theofila, natural de Salvador escreve Poesia e Prosa que relata a “Tempestade”. Vale a pena conferir as diversas publicações como: A Vida como Prêmio; Trabalhadores do Formigueiro e Sapiranga.

Lendo a publicação, mais um impacto.Encontrei na página 5 (apresentação), uma citação sobre o prêmio que recebi ano passado como Personalidade de Importância Cultural. A premiação foi feita pela Fundação ÒMINRA e aconteceu durante o Encontro de Escritores Baianos Independentes (ENEBI), na Biblioteca Pública dos Barris. Se conselho fosse bom seria vendido, mesmo assim me ouso a indicar essa e outras publicações da Fundação ÒMINRA. Roberto Leal e equipe, vocês estão de parabéns e se alguém se interessar em adquirir um exemplar é só falar com Roberto pelo telefone 8146-0940, o preço é bom.

sábado, 15 de outubro de 2011

Caruru: na Bahia todo dia tem

De acordo com o site culturabaiana.com.br:
Um dos pratos mais típicos da Bahia, o caruru tem nome e tempero de origem africana. É um prato à base de quiabo bem picadinho, camarão seco e azeite de dendê e temperos. Conta-se que era preparado nas senzalas na época da escravidão. Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana. Toda sexta feira, esta iguaria é encontrada na maioria dos restaurantes de Salvador com o nome de “comida baiana” e nas residências de origem católica, Camdomblé e Umbanda.


Foto: Noel Tavares

 








Noel esteve lá para conferir.








Receita do Caruru
Ingredientes (para 25 pessoas):
200 quiabos
1 kg de camarão seco
6 cebolas brancas grandes
2 pimentões graúdos(a gosto)
1 porção de castanha de caju assada e moída
1 copo de amendoim torrado e moído
Azeite de dendê
um pouco de gengibre ralado (uma colher de sobremesa)

Como fazer:

Foto: culturabaiana.com.br

Lave bem os quiabos para que saia a baba, separe sete, inteiros, para oferecer aos ibejis. Corte o restante em cubos bem pequenos. Bata no liquidificador o camarão e todos os temperos, depois refogue no azeite quente e coloque os quiabos cortados. Misture bem todos os ingredientes na panela coloque a água quente, ponha um pouco de azeite e deixe cozinhar. Se achar necessário ponha mais azeite(aos poucos) e se o quiabo estiver ainda duro…ponha mais um pouco de água quente.

Sábado (8), aconteceu na Fazenda Grande III
em Cajazeiras, o caruru do sindicato, sob o comendo de Barbosa e amigos. A festa aconteceu na Quadra D, pela 10ª vez consecutiva e, foi mais uma oportunidade para a integração da comunidade local.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

Audiência Pública para discutir a Guarda Municipal

Na tarde de ontem (10), lideranças da Guarda Municipal da capital baiana, representantes políticos, servidores públicos e cidadãos, estiveram presentes ao Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador para a Audiência Pública em Mobilização pela Reestruturação Legislativa das Atividades da Guarda Municipal de Salvador. O evento, proposto pelo vereador Alcindo da Anunciação, teve como objetivo ouvir os diversos setores da sociedade a respeito da questão e elaborar um documento a ser entregue ao prefeito de Salvador, João Henrique. Na audiência de hoje (11), destinada a discutir as funções das guardas municipais da Bahia, realizada na Assembleia Legislativa (CAB), a sessão foi solicitada pelo deputado Bruno Reis e presidida pelo também deputado, Bira Coroa.

Na manhã de hoje, estiveram presentes representantes das instituições de Lauro de Freitas, Irará, Juazeiro, São Gonçalo dos Campos, Cruz das Almas, Santo Antonio de Jesus, Feira de Santana, Tucano, Salvador e Santa Barbara. A composição da mesa ficou a cargo dos deputados Bira Coroa e Bruno Reis; do Secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira; de Jeiel Webster, coordenador do Sindseps; de Reoney Menezes, representante do deputado Cap. Tadeu; do GM de Salvador, Ubirajara Azevedo; e do Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, que falou um pouco sobre as atividades realizadas pela Guarda Municipal do Salvador. “São pouco mais que três anos de existência, mas temos profissionais que já atuam na área de segurança pública há muito tempo. A melhora da nossa imagem por parte da população é visível”.

Raykil ainda falou sobre os projetos em andamento, dos quais constam o Grupamento Ambiental e o Grupo de Apoio ao Turista, e lamentou a ausência de convidados ao evento, sentimento também alegado por muitos Guardas presentes ao peceberem o não comparecimento do Ministério Público Estadual, do Juizado de Menores, das Polícias Civil e Militar e de outras entidades de classe, além de setores da sociedade civil organizada. Essas faltas não foram justificadas, pois todos foram convidados. Quem também esteve presente e fez sua explanação foi Noel Tavares, Assessor de Comunicação Social da Guarda Municipal do Salvador.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ação Social para o Martagão Gesteira

                                                      
Por ASCOM-SUSPREV


Brincadeiras, músicas, apresentação do coral interno e um aprendizado sobre a voluntariedade. Esses fatores contribuíram para a semana festiva das crianças que estudam na Escolinha Recanto das Fadas, localizada na rua dos Radialistas, bairro Pituba. Essa também foi mais uma oportunidade para integrar a comunidade do estabelecimento particular de ensino ao trabalho social realizado por agentes da Guarda Municipal do Salvador, através do seu Núcleo de Projetos Especiais – Nupe, em prol do hospital pediátrico Martagão Gesteira. O sorriso puro das crianças, pais, professores e do corpo administrativo da escola demonstraram entusiasmo com a campanha. A coordenadora da escola, Marlene Martins, ressalta que também já fez esse tipo de campanha em prol do Grupo de Apoio da Criança com Câncer – GAC, do Leprosário em Cajazeiras e da Creche Maria José em Coutos, na avenida Suburbana. Já a diretora, Maria Luiza Moisés, ressaltou que outras campanhas ainda serão feitas para ajudar o Martagão. No evento, também estiveram presentes Camila Oliveira (ASCOM do Martagão Gesteira) e Noel Tavares ( ASCOM da Guarda Municipal).