quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Salvador marca presença no I Fórum da Guarda Municipal de Nazaré

Durante todo o dia de amanhã (25), acontece o I Fórum de Guardas Municipais do Município de Nazaré - Bahia. Na oportunidade, será discutido “O papel das Guardas Municipais na Segurança Pública”. De acordo com a organização, o evento tem como público alvo Guardas de Nazaré e de outros 28 municípios da Bahia e também de dois outros estados. Também estão convidados autoridades e a população em geral.
Os trabalhos serão iniciados às 8h com previsão de término às 17h, com uma marcha azul pela cidade. O presidente da Associação dos Guardas e dos Agentes de Trânsito de Nazaré da Farinhas, Geremias Boaventura, destaca que essa é a grande oportunidade para o efetivo local adquirir e trocar experiências com representantes de Valença, Ilha de Vera Cruz, Cruz das Almas, Salvador, Santo Amaro da Purificação, além de outros municípios da Bahia. Também estão confirmados representantes de São Paulo-SP e de Natal – RN.
Para Boaventura, o cidadão nazareno vai conhecer um pouco mais do papel da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, como desenvolver ações, deveres e direitos desses servidores que estão diariamente em situações diversas para garantir o bem estar da população. As palestras serão proferidas por: Maj.PM José Pessoa (O papel dos Guardas Municipais na Segurança Pública); Promotora de Justiça Renata Soares Tarallito (Poluíção Sonora”); Noel Tavares, Radialista, Jornalista e Secretário Executivo Trilíngue (A importância da Comunicação das Guardas Municipais); Delegado Marcelo Sansão (Direitos Humanos); e Maurício Naval, Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (A importância das Guardas Municipais na Segurança Pública).
A Guarda Municipal do Salvador participa do Fórum de forma ativa através de membros do Setor de Gestão de Serviços – SEGES, Grupamento de Operações com Cães – GOC, Núcleo de Projetos Especiais – Nupe, Grupamento de Operações Especiais – GOE e Assessoria de Comunicação com a palestra proferida por Noel Tavares. Coronel Sergio Raykil, superintendente da SUSPREV acrescenta que a troca de experiência é sempre válida. “Passar informação também é aprender, e nós conscientizamos o nosso efetivo para o bom desempenho das atividades”.





quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Seis feridos no Pólo Petroquímico de Camaçari

Foto - Internet
Estava eu paquerando a internet para me manter informado, quando me deparei com o site do jornal Correio da Bahia e fiquei preocupado quando vi a notícia do acidente que ocorreu no Pólo Petroquímico de Camaçari, localizado na Região metropolitana de Salvador - Bahia. De acordo com a notícia, “seis funcionários da Termoelétrica Muricy, ficaram feridos em uma explosão ocorrida por volta das 15h de hoje (23). O acidente foi provocado pelo rompimento na linha de transmissão do sistema de ar da termoelétrica”. O site acrescenta que “os funcionários foram socorridos por ambulâncias do Polo Petroquímico e encaminhados ao Hospital São Rafael, em Salvador”. A empresa, através de comunicado, disse que as vítimas sofreram escoriações leves e que o plano de emergência da termoelétrica foi acionado para socorrer os feridos no acidente. O que me chamou atenção é porque quando se trata de acidente no Pólo, geralmente tem morte, e acredito que o trabalho rápido das equipes de resgate, evitou que o problema fosse maior. A esperança é que as vítimas não sofram com as sequelas, e que outros acidentes não ocorram.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carnaval 2011: Guardas de Salvador vão disseminar “A Cultura da Paz”

Foto - Noel Tavares
Promover trabalhos de proteção ao patrimônio público e de prevenção à violência levando o espírito da paz para a avenida. Pensando nisso, o efetivo da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV irá para a sala de aula nestas quarta (23) e sexta- feiras (25), para um trabalho de sensibilização sobre o tema “A Promoção da Cultura da Paz no Carnaval”. O curso em parceria com a ONG UNIPAZ, terá como palestrante uma das ativistas mais renomadas na área, a baiana Virginia Garcez, e será realizado na sede da SUSPREV, localizada na avenida General San Martin, 734, bairro Fazenda Grande do Retiro. A Rede Internacional UNIPAZ atua com diversas unidades pelo mundo e dissemina a Cultura da Paz a partir do entendimento do ser humano em todas as suas dimensões constitutivas.
De acordo com Olívia Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Corregedoria da Guarda Municipal – GDCOR, o curso está aberto a todo o efetivo da SUSPREV, oportunidade em que serão implementadas dinâmicas de sensibilização, experiências vivenciadas através de pessoas, como desenvolver a atividade de Guarda Municipal levando a paz no coração. “Esta é a forma que nossa superintendência pensa! Uma Guarda Municipal modelada com o espírito voltado para o trabalho junto ao cidadão. Esta sensibilização busca o incentivo à Cultura de Paz, em contraponto à Cultura da Violência”. Ribeiro acrescenta que as aulas acontecem amanhã das 7h30 às 9h30 e das 13h30 às 15h30. Sexta-feira, outra turma vai para a sala de aula, das 7h30 às 9h30. “A partir do curso, somos agentes da paz trabalhando no Carnaval de Salvador”, completa.
No total, cerca de 200 pessoas participam das atividades (membros do setor administrativo, supervisores, encarregados, Grupo de Operações Especiais – GOE, Grupamento de Operações com Cães – GOC, além dos Guardas que já participam do Curso de Defesa Pessoal e membros Setor de Gestão de Serviços – SEGES). Coronel Sergio Raykil, superintendente da SUSPREV destaca que existe o interesse de conscientizar o maior número possível de Guarda. “Essa é nossa filosofia de trabalho visando uma Guarda melhor e mais humana”.































segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O pau quase comeu em campo!

Não estou aqui para discutir o resultado, em campo, do jogo de ontem (20) no Estádio Metropolitano de Pituaçu quando o Bahia venceu o Vitória por 2 x 0. Quando coloco resultado em campo, lembro que trata-se do que é esperado pelos dois clubes, no trato da bola. Mas o que se viu foi uma falta de respeito ao torcedor quando por várias vezes o clássico não se torna uma verdadeira pancadaria entre jogadores e dirigentes. O que não gosto é porque nós da crônica ficamos o tempo todo pedindo ao torcedor para ir ao estádio com o espírito de paz e esquecemos de chamar atenção dos atletas para também deixar aflorar o espírito da tranquilidade. O Bahia venceu, porém, o resultado não agradou a todos porque as queixas são de que o árbitro Jailson Macedo Freitas influenciou no resultado. Mas tenho certeza que se o Vitória vencesse o jogo, alguém também não iria gostar.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Guarda Municipal de Salvador encerra curso com eficiência

Foto - Integrante do Curso
   Durante onze dias, 30 alunos das Forças Armadas e forças auxiliares, participaram do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães de Faro, ministrado em parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia, através do 10º GBM (Simões Filho), e a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil – ABRESC – Brasil. A especialização com duração total de 110 horas, com aulas práticas e teóricas, aconteceu no Centro Industrial de Aratu – CIA, para membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão, Paraná, Paraíba e Bahia (Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Jequié e Simões Filho). Foram disponibilizados também vagas para o Batalhão de Choque e Batalhão de Guardas da Polícia Militar, 12ª CIPM, Companhia de Polícia do Exército, Guarda Municipal do Salvador e Companhia de Policiamento Especializado - Cerrado/Pólo Industrial.

   Terça (15), a Guarda Municipal do Salvador participou com mais intensidade no curso: o supervisor de operações, GM Osvaldo Vitório, com experiência de nove anos no exército, passou instruções teóricas sobre Orientação de Busca e Salvamento com o auxílio da bússola e do GPS. “Quando eles estiverem em situações adversas, vão poder usar os conhecimentos adquiridos nas instruções”. O GM Carlos Damasceno, subgerente de operações, ministrou aulas práticas de busca terrestre sob orientação da carta terreno, bússola e GPS. “Trata-se de conhecimentos adquiridos durante nove anos que passei no exército”.
   O GM Fabio Amaral, supervisor de operações, executou os procedimentos de como manusear e traçar rotas utilizando a bússola e o GPS. O Guarda garante que desenvolveu técnicas durante os seis anos que serviu no exército. “O resultado de todo esse trabalho, vai ser colocado em prática, numa eventual necessidade”.
   De acordo com capitão Allan Guanais, coordenador do curso, o grupo está pronto para atuar de forma eficiente, com auxílio de cães bem treinados na busca por vítimas em desastres como desabamentos de imóveis, alagamentos, afogamentos, soterramentos, perdas na mata, buscas subaquáticas e deslizamentos de terra. O militar ressalta que o Corpo de Bombeiros da Bahia tem seis cães, sendo que dois estão prontos para o trabalho e outros quatro estão em fase de treinamento. Capitão Guanais adiantou que neste curso, tanto cão quanto homem receberam instrução e que o rendimento dos participantes é satisfatório. Um dos destaques, é o Guarda Municipal Ubirajara Azevedo.
   Comandante do Grupamento de Operações com Cães – GOC, e estagiário do curso, o agente de segurança do município de Salvador destaca que vai implantar em seu grupo de trabalho, técnicas que servirão para a multiplicação desses conhecimentos, além de preparar seu grupo para atuar em possíveis tragédias. “Meu objetivo foi alcançado. Obtive o máximo de informação possível e vou repassar o que eu aprendi, incentivando meus colegas que também são capazes”, finaliza. Coronel Sergio Raykil, Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, ressalta que a intenção é trocar experiências e preparar seu pessoal para, numa eventual necessidade, ter pessoas capacitadas para desenvolver as ações. “Este curso faz parte das exigências da FIFA para que as cidade sedes da Copa do Mundo de 2014 estejam bem preparadas. Estamos atentos a isso”.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ê dinheirinho amarrado de corda

A política brasileira é muito interessante. Nossos representantes no poder às vezes se atrapalham com tanta ânsia de trabalhar no município, no estado e em Brasília. Eles se preocupam com diversas coisas que terminam atrapalhando os interesses do povão, ou do trabalhador, do cidadão ou como queira denominar aquele que é mais forte do que os próprios políticos, afinal nós temos a força, só não temos união e por isso, não usamos nossa sabedoria para mudar toda uma estrutura de como ser governado. Estas linhas vieram ao analisar o que ocorreu ontem (16), em Brasília. A presidente Dilma Roussef se deu bem porque os deputados aprovaram o texto-base do projeto que determina o novo valor do salário mínimo em R$ 545,00. Pouco mais de 375 deputados votam contra o mínimo de R$ 600,00 e só 106 votaram a favor. Outra proposta foi rejeitada, a que colocaria o salário em R$ 560, 00. Nessa proposta foram 361 votos contra, e apenas 120 a favor. Numa conversa com o Guarda Municipal James Azevedo, resolvi falar desta situação e ele me disse algo que achei muito interessante. “Eu só escuto que tá tudo quebrado, aqui ao então aculá. Mas no mês seguinte, chegam notícias que milhões foram desviados: das obras, da saúde, da previdência social e de outros setores. É meu amigo James, existe um ditado que aprendi desde pequeno: quando a maioria quer não tem outro jeito! Pode observar se não é assim, quando eles quiseram aumentar o salário deles, eles aumentaram e o povo que se exploda ou tente viver com menos de R$ 545, 00 por mês, isso sem os descontos da previdência.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A casa nossa de cada dia: ela pode cair


Meus amigos, para que ninguém me chame de demagogo, começo este texto informando que para hoje eu ter onde colocar a cabeça para dormir foi preciso muita luta: investimento na hora certa, e acima de tudo orientação de Deus. Está certo que quero mais, pois pretendo logo em breve fazer outro investimento em moradia, mas é preciso analisar as propostas, perceber as possibilidades de pagamento para não esquentar a cabeça lá na frente e também observar onde e como o empreendimento foi construído. Toda essa volta que faço é para mostrar ou denunciar que com a expansão imobiliária que todos tanto promovem, a natureza está sendo devastada na frente de todos e o cidadão se torna impotente. São autorizações e mais autorizações para erguer prédios e mais prédios. Aqui em Salvador, um exemplo é avenida Paralela que só resta o lixo do que era verde, e os espigões continuam subindo. Outra área que está virando o deserto do Saarah (quando se fala em verde) é a Estrada Velha do Aeroporto: as autoridades nem a iniciativa privada se preocupam com a infra-estrutura, e a cada dia, promovem mais ainda a compra de chácaras, desapropriam e em seguida constroem. Outro exemplo clássico é o bairro Cajazeiras, a devastação ocorre nos morros, na praia de Tubarão em Paripe, os morros estão sendo destruídos para a construção de barracos, e ninguém se preocupa com o exemplo fluminense, quando na região serrana do Rio de Janeiro, centenas de pessoas morreram soterradas, outras perderam tudo inclusive familiares, sem contar com aqueles que estão desaparecidos. O governo federal comemora o grande número de casas entregues no programa habitacional “Minha Casa Minha Vida”, mas na verdade a Caixa Econônica Federal não perde nada, pois fechou 2010 com o Record de crédito imobiliário de R$ 77,8 bilhões. De acordo com os cálculos, estes números representam 57,2% sobre o valor registrado em 2009. O banco teve lucro líquido em 2009 de R$ 3,8 bilhões. Acredito que a ganância do homem não vai ultrapassar barreiras, e que a caixa vai ser mais exigente ao realizar financiamentos, e além de tudo, vai fiscalizar também se esses terrenos são apropriados para a construção. Na verdade, esse recado serve também para governo estadual e municipal que fiscalizem suas terras e impeçam o que esse relato expressa.



Foto - Noel Tavares

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ainda pode piorar

Amigos do futebol, essa situação que vive o futebol da Bahia não é bom para ninguém. Percebo que até profissional do microfone deixa de lado o exercício da atividade e fica exaltado quando o time que mais gosta perde. No caso do Bahia, é hora de trocar o disco e dizer que o Camaçari venceu o jogo, que por sinal, foi em campo. O Vitória derrotou o atlético de Alagoinhas, já era de se esperar. O futebol da Bahia precisa é de um amadurecimento, pois o que se vê é o torcedor querendo destruir o outro, e termina destruindo seu próprio time. Absurdo também é assisti um BAVI de uma só torcida é por isso que nosso futebol vai de mal a pior: não contrata uma peça que faça a diferença, não investe em jogadores que façam o espetáculo e não fazem nada para atrair o torcedor, a não ser cobrar R$ 50,00 no ingresso, neste caso trata-se do Bahia. Por causa de conflitos dentro e fora dos estádios, a Lei Pelé é clara, apenas 10% dos ingressos para o adversário (tenho certeza que nunca para o estádio brigar). No programa “Esperando o Futebol”, que apresento todo domingo na Rádio Sociedade da Bahia AM – 740, falei, ontem que tanto Bahia como Vitória seriam derrotados. Por expressar meu pensamento sincero fui criticado por pelo menos um ouvinte, que fez algumas insinuações. Gente eu só penso que enquanto parte da torcida do nosso estado ficar preocupada com besteira, os dirigentes vão continuar com times fracos enrolando aqueles que saem de casa para torcer e terminam sofrendo. Quanto a angústia do torcedor comigo não dei nem atenção, porém lembro: é preciso cobrar mais dos dirigentes por que a imprensa não tem culpa de nada.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nós é quem fazemos nossos caminhos

Oi gente, estou de volta e desculpe por ter demorado tanto de iniciar 2011 neste blog. Neste período passei na Ilha de Paramana (Salvador), fui conhecer também Sítio do Conde e Barra do Itariri (Litoral Norte baiano) e Nossa Senhora da Gloria – Sergipe. Como se não bastasse, hoje (13), meu irmão, Washington Tavares,  me perguntou o porque de tanto tempo sem escrever no blog, quando respondi, ele não se conformou e me deu uma injeção de ânimo. Outro que me cobra muito escrever no blog, é escritor Roberto Leal, apaixonado pelo Bahia. Então aí vamos nós. Lembro que o novo ano começou para mim, antes de terminar 2010, pois minha vida de correria não para. Quando pensei que ao sair de férias em janeiro iria aproveitar todos os dias para descansar, puro engano. Mas valeu a pena ter trabalhado neste período. Uma das atividades gratificantes que participei foi coordenar juntamente com o Guarda Municipal Ubirajara Azevedo, sob a supervisão da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Bahia, uma campanha para arrecadar donativos para os desabrigados da Região Serrana do Rio de Janeiro. No total, arrecadamos cerca 100 toneladas incluindo alimentos, água, roupa, remédio, material de limpeza pessoal e de higiene. Foi cansativo mesmo, porém foi também momento em que pude estar mais próximo ainda dos agentes de segurança do município, e fechar parceria com a Cruz Vermelha. Aproveito para parabenizar os bravos homens e mulheres que fazem a Guarda Municipal do Salvador. Parabenizar também, a equipe da Cruz Vermelha – Filial Bahia, e ao leitor em geral dizer que 50 toneladas já foram enviadas e que as outras irão ainda esta semana.