domingo, 26 de setembro de 2010

As baleias fogem para morrer na Bahia

Foto Internet
Foto - Internet
Um fato incrível está acontecentod nos mares do mundo. Vira e mexe, as notícias são estampadas que foram encontrados pinguins em diversas partes do mundo, inclusive em águas baianas. O mesmo acontece com as baleias, principalmente as Jubart. Hoje (25), para não fugir da regra, o jornal Correio da Bahia estampa em seu noticiário que o "Estado da Bahia lidera encalhe de baleias no país". A matéria diz que só este ano, no litoral baiano são 73 casos de baleias encalhadas, sendo que desses, 66 casos aconteceram na Bahia, número 60% maior que em 2007, ocasião em que 41 casos foram registrados, e ano passado foram 30. O que chama atenção é pela incidência deste tipo de desastre e sinceramente não vejo ninguém fazendo nada para resolver o problema. Gente, tá na cara que não cola essa desculpa de que a baleia vem em busca de comida e encalha ou que o pinguim se perde do grupo por causa da corrente marinha. È preciso acabar com a destruíção do mundo que está desequilibrando a vida das espécies.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Por enquanto está dando para levar

O futebol baiano está em alta, claro, se for analisado pelos resultados de terça (21) e quinta (23), pelas séries A e B do campeonato brasileiro. O Bahia, terça empatou por 1 x 1 com o Vila Nova de Goiás, e hoje (23). o Vitória venceu o Avaí por 3 x 0. A esperança para o torcedor é que os representantes do futebol baiano continuem nesse rítimo, pois, é duro a cada ano, perceber as companhas fracas tanto do time rubro negro, como do tricolor de aço. Para mim, é pouco o Bahia subir, ele precisa subir impondo moral e exigindo respeito, sendo campeão da segundona. Já o Vitória precisa se manter na primeirona e, acima de tudo se classificar para a Copa Libertadores da América, isso porque, a prórpia diretoria do clube não pensa em suspender o título de campeão.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Congestionamento no trânsito

Foto - Noel Tavares
Neste periodo, a situação do trânsito se complica até mesmo no fim de semana. No último domingo (19), uma carreata atrapalhou a vida de muita gente que tentou trafegar na orla marítima de Salvador. Esta não é uma crítica a prática de conquista de votos na reta final para as eleições de 3 de outubro. Mas é uma forma de chamar atenção dos envolvidos neste tipo de evento que programe direitinho a próxima, para que os órgãos que podem gerenciar o trânsito façam uma atividade para não atrapalhar o cidadão. A carreata de domingo deixou muita gente constrangida, pelo fato, de não poder chegar a tempo ao seu destino. Para se ter ideia da situação, o congestionamento ocorreu no trecho de Patamares e muita gente para se livrar, abandonou a orla ao fazer percurso maior seguindo pelo Imbuí. 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Guarda Municipal intensifica atividades na orla de Salvador

Foto - Noel Tavares
Sol forte, trânsito livre e praias lotadas. Foi assim o domingo (19), em Salvador. Na orla, foi grande o número de pessoas nas praias para acompanhar os diversos eventos programados como a corrida das estações que aconteceu em Jardim de Alah. Com mais espaço na areia após a retirada das barracas, os banhistas têm, aos poucos se adaptado à nova realidade. Pensando nesses detalhes, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência – SUSPREV, deu início à Operação Orla, reforçando todo o efetivo que atua na orla de Salvador, do Jardim de Alah até a Praia de Stella Maris. Os trabalhos são coordenados pelos supervisores Fabio Amaral, Leonardo Souza e Renato Hohenfeld.
Da Barra até a Stella Maris, diariamente, cerca de 255 Guardas desenvolvem atividades de preservação do patrimônio público e de prevenção a violência. Com a Operação Orla, o efetivo ganhou mais 62 Guardas, 17 viaturas, 5 motocicletas e 2 quadriciclos. De acordo com o Superintendente da SUSPREV, coronel Cassivandro da Costa Santos, a intenção é promover atividades para dar tranquilidade ao cidadão. “Neste período sabemos que aumenta o número de pessoas nas praias de Salvador, e nós da Guarda Municipal atuamos preventivamente”.

Foto - Noel Tavares

A presença da Guarda Municipal na orla de cidade reflete na maior sensação de segurança presenciada por turistas e moradores da capital baiana. Acompanhada da família, ao visitar a praça Vinícius de Moraes, em Itapuã, a empresária paulista, Vanessa Ferri, moradora de Taubaté – SP, explica que ficou encantada com a capital baiana e destacou que gostou mais ainda, ao perceber a presença de Guardas atuando próximo ao Farol de Itapuã e também da praça que leva o nome do referido poeta, cantor e compositor. “Me senti muito bem com a presença dos Guardas, não tivemos problemas de segurança”, completa.
Outra que destacou a presença dos agentes de segurança do município na orla foi Mercia Maturino. Campeã baiana de Paddle (modalidade de tennis com squash), ela lembra que antes da presença da Guarda Municipal na área, a criminalidade era alta e ninguém podia usar as quadras de tennis, localizadas próximo ao Imbuí. “Antes da implantação deste posto, aqui era ponto de roubos, assaltos e local para uso de droga e atos obscenos”, disse. Maturino acrescenta que está desenvolvendo um programa para inserir os Guardas nas atividades práticas do jogo de tennis. “Só em ver a Guarda aqui intimida atos de vandalismo, se alguém quiser tirar os guardas daqui, eu brigo”, finaliza.
Foto - Noel Tavares
Desde sua implantação, em 2 de Julho de 2008, a Guarda Municipal do Salvador desenvolve atividades em apoio aos diversos órgãos do município, e a cada dia se integra mais ainda com a Polícia Militar. O GM Leonardo Souza destaca que existe cada vez maior integração entre as duas forças. O Sgtº PM Edson Bessa, lotado na 39ª CIPM, ressalta que a integração é benéfica e, se os Guardas precisarem, sabem que podem contar sempre com o apoio da Polícia Militar.

domingo, 19 de setembro de 2010

A fila anda e o ingresso acaba

Foto - Noel Tavares
Neste sábado (18), o Bahia venceu a Ponte Preta, em jogo realizado no estádio Moises Lucarelli. O tricolor, com o resultado, assumiu de vez a primeira posição na série B do campeonato brasileiro de futebol. No Bahia, o clima é o melhor possível, pois com a chegada do tecnico Marcio Araujo, o time se encontrou na competição e passou até a ditar as normas do jogo. tudo isso acontece para a satisfação do torcedor tricolor que já começa a falar que esperou tanto tempo para subir que este ano vai, e vai ser com o título da segundona. Esse tipo de pensamento só deve ter partido mesmo, é de torcedor, pelo menos para se expressar em público. Mas acredito que este pensamento já está na mente dos jogadores e da diretoria do Esporte Clube Bahia. O torcedor mais firme do que nunca, está eufórico, pois na manhã de hoje, a fila já era enorme na sede de praia do clube, no bairro Boca do Rio - Orla  Marítima de Salvador. Aí você pergunta fila para que? e eu respondo: fila para comprar ingresso para o jogo desta terça - feira (21), as 19:30, no estádio metropolitano de Pituaçu. Vale dizer que cada ingresso de arquibancada custa R$ 25,00, preço único.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estão brincando com a mãe, natureza!

Foto - Internet
Pinguins encharcados de Petróleo, pode significar a morte dessas aves e prejuízo para o meio ambiente. O derramamento de Petróleo na Patagônia, Sul de Buenos Aires – Argentina, pode ser a causa principal para a tragédia que abateu mais de cem pinguins que, foram atingidos com o oléo e correm risco de morrer. De acordo com autoridades do Ministério da Agricultura e Gado de Chubut, o problema pode ser aumentado porque neste período acontece a migração dessas aves que saem do Brasil, para a Argentina

domingo, 12 de setembro de 2010

Cultura baiana ganha espaço em Salvador

Foto - Lucilene Tavares
Olhos abertos, ouvidos apurados, atenção completa aos poetas, organizadores, escritores e homenageados. Foi assim que se comportou o público ao comparecer ao IENEBI – Encontro de Escritores Baianos Independentes. Promovido pela Fundação OMNIRA que apoia e incentiva os novos poetas e escritores da Bahia. O evento aconteceu nesta sexta (10) e sábado (11), na Biblioteca Central de Salvador, localizada no bairro Barris. Na ocasião, escritores e poetas puderam expor, negociar e assinar seus trabalhos para os presentes. Ainda, de acordo com a programação, durante os dois dias de encontro, aconteceram exposições de obras de escritores baianos, bate-papo com autores, recital poético, homenagem e o lançamento do livro,“Poesia & Contos – para todos os cantos”.

Sorridente, a escritora e poetisa, Judite Santana Barros que veio do município de Saubara – Bahia disse este ser um momento de oportunidade para que os escritores independentes mostrem seus trabalhos. O poeta, escritor e compositor, Joilson Pinheiro, aproveitou o momento para lançar sua obra que conta a estória do Brasil, com ênfase na escravidão de 1860 , momento em que os negros só tinham direito a chibatadas, tronco e trabalho.

Foto - Noel Tavares
“Minha avó, Isidoria de Jesus, que morreu aos 102 anos dizia que naquela época menino branco até podia namorar com menina negra, mas a Sinhã não podia namorar com o escravo”. Joilson acrescenta que mora no Rio de Janeiro há 11 anos, porém como nasceu em São Gonçalo dos Campos – Bahia, resolveu voltar e publicar sua obra em Salvador pelo incentivo que recebe da Fundação OMNIRA. “Essa é a vez dos escritores independentes se encontrarem e discutirem suas ideias, necessidades e também a falta de atenção promovida pelos governantes”, encerra.

Foto - Lucilene Tavares
O homenageado da noite com o título de Personalidade de Importância Cultural foi o radialista Noel Tavares. Graduando em Jornalismo e Pós-graduando em Jornalismo Cultural pela Faculdade 2 de Julho de Salvador. Tavares lembra que foi homenageado pelo trabalho que faz divulgando o esporte amador através da Rádio Sociedade da Bahia AM – 740. Através de palestras, ele aproveita e incentiva as comunidades carentes de Salvador e de outros municípios baianos, a prática do estudo e do esporte. Nesta foto, Noel acaba de receber a placa entregue por Roberto Leal.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

I ENEBI – Encontro de Escritores Baianos Independentes – 2010

Foto - Paulo Roberto
É nesta sexta (10) e no sábado (11), que acontece o I Encontro de Escritores Baianos Independentes. O evento vai ser realizado na Biblioteca Pública do Estado, localizada em Salvador na rua General Labatut, 27 – Barris. A realização é da Fundação Ómnira, com o apoio da Fundação Pedro Calmon, Apub – Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Bancários, Cepa-Círculo de Estudo Pensamento e Ação e Cantina da Lua. O encontro tem a coordenação dos jornalistas e escritores Carlos Souza e Roberto Leal. Na programação consta: debates; lançamento de livros; exposição de livros de escritores baianos; recital poético, além de uma mesa redonda por dia, com convidados de expressão da literatura brasileira. Ao final, será servido um coquetel. A taxa de inscrição é de R$ 50 por participante, que dará direito a um kit (camisa/caneta/bloco de anotação e crachá), as inscrições são limitadas a 100 participantes, podendo ser escritores, poetas, estudantes, professores e público interessado, até o dia 15 de agosto. Mais informações: Fundação Òmnira, Rua Leste 2, quadra 37.2, lote 01 Parque São Cristóvão – CEP 41500-610 Salvador/BA, Telefax (71) 3252-1693 ou lealomnira@yahoo.com.br. O objetivo do evento é buscar a integração, o intercâmbio e a discussão em torno das dificuldades encontradas por escritores independentes na elaboração das suas obras, da escassez de apoio cultural para a realização de eventos literários e da falta de políticas públicas culturais para o setor. Ao final do evento será elaborado documento com o balanço das atividades discutidas no encontro. O documento será entregue ao Sr. Secretário de Cultura Márcio Meirelles. Já confirmada às participações: do professor e escritor Germano Machado (UFBA/UCSAL), jornalista Lindomar Assis (Globo FM), jornalista Sandro Caldas (Metrópole FM), jornalista Noel Tavares (da Rádio Sociedade, que receberá o Titulo de Personalidade de Importância Comunitária oferecido pela Fundação Òmnira a profissionais que se destacam fazendo trabalhos em favor das comunidades, na área de esporte, cultura e lazer), escritora Clara Maciel, professor e poeta Alino Matta (Faculdade de Ciências e Tecnologia Albert Einstein – Cruz das Almas), escritores Alberto Peixoto e Carlos Magno (Feira de Santana), poeta Francisco Batista (Juazeiro), escritor Francisco JB Sá, o poeta e ativista cultural Baco Figueiredo (Boquira).

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência do Brasil: Guarda Municipal do Salvador é impecável

Por ASCOM-SUSPREV- 07-09-10

Foto - Marta de Santana
As ruas estavam repletas desde as sete horas da manhã de hoje, 7 de setembro. Crianças, homens e mulheres despertaram com gritos de guerra dos membros de cada corporação que desfilava. Foi nessa enorme passarela, que se formava desde o Corredor da Vitoria até a Praça Castro Alves, que desfilaram em torno de cem agentes da Guarda Municipal do Salvador da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção a Violência SUSPREV, em comemoração aos 188 anos da Independência do Brasil.
Moradores e admiradores do evento aplaudiam e fotografavam os grupos que desfilavam. Eram elogios e gritos de todos os lados. Pais procuravam explicar aos filhos o que representava cada figura na história. Uma moradora da Graça, D. Maria Jose Alves, 82 anos, conta emocionada que contempla a beleza dos festejos desde adolescente, quando veio morar no bairro. “Vibro com a intensidade, a garra e o vigor que fazem com que esses homens exibam suas forças. É lindo de ver”, admira-se.
A Guarda Municipal desfilou pela 2ª vez em comemoração ao Dia da Independência, e, este ano, exibiu o novo uniforme, azul rajado de preto e boina preta, do Grupo de Operações Especiais- GOE. Eles desfilaram com cães que pertencem a SUSPREV e com as novas viaturas. Para o supervisor do GOE, GM Osvaldo Vitório, este ano os agentes estão muito motivados. “É uma grande satisfação fazer parte desse grupo que deseja uma GM cada vez mais forte”, assegura.
Foto - Marta de Santana
O Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção a Violência, Cassivandro da Costa Santos, estava no palanque onde se reúnem as autoridades que prestigiam o evento. Orgulhoso de ver os agentes passarem em frente ao palco principal, o superintendente disse que neste desfile a Guarda mostrou mais uma vez sua presença marcante e que sempre está próxima da população. “Logo em breve, o cidadão vai ver uma Guarda mais forte e mais atuante”, destaca. Ao lado dele também estavam o governador da Bahia, Jacques Wagner, e outras autoridades.
Além da Guarda Municipal, outros grupos também integraram o evento, como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Grupamento Escolar Academia Militar da Agulhas Negras, Força Aérea Brasileira, Policia Militar da Bahia, Maçonaria, Colégios Estaduais e Municipais, LBV, além da Salvamar, Samu e Limpurb. Uma novidade do desfile este ano, foi uma homenagem às mulheres que fazem parte da Policia Militar da Bahia. Este ano, o policiamento feminino completa 20 anos de existência. Os festejos por esta data, também acontecem em outras capitais do país.

domingo, 5 de setembro de 2010

Essa onda de vazamento da Playboy é mentira

Foto - Internet
O jornal Correio da Bahia de hoje (5), traz uma matéria na página 8 que trata da belíssima paraguaia Larissa Riquelme. No texto, o repórter convida a todos para ver as fotos da modelo feitas para a revista masculina Playboy, e que, vazaram na rede mundial de computadores. Hora, só tôlo para acreditar que as fotos realmente vazaram, isso é um jogo de marketing, pois aqueles que se amarram em ver mulheres nuas no papel, acessam a internet e acompanham as fotos, e em seguida, compram a revista dando, assim, lucros exorbitantes a indústria da pornografia. Eu só quero, na verdade, é dizer que eu não acredito nessa de vazamento das fotos, pois se o fato realmente ocorreu cadê a apuração? os culpados serão punidos? Gente, isso é mesmo uma forma de fazer a propaganda da própria revista e implusionar a venda. Até eu fui enrolado nessa, pois estou tratando do assunto aqui no blog, e indiretamente estou fazendo o comercial de graça para a revista, até a próxima.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A violência está demais no interior da Bahia

Enquanto na capital baiana é fácil ver a polícia nas ruas fazendo blitzes, rondas, investigações e operações que geralmente resultam em prisões, desarticulação de quadrilhas e também em mortes, um fato que vem me intrigando é que no interior do estado está o foco dos assaltos, roubos e crimes em geral, principalmente os roubos a banco que tem proporções que estão assustando a todos. E eu que dizia que, vida tranquila está no interior do estado. Esta semana no Sul da Bahia, a polícia desarticulou um quadrilha especializada em assaltos a banco e a ação da polícia ocorreu na hora em que os bandidos agiam dentro de uma agência do Banco do Brasil, saldo três mortos e um estudante de direito preso. Outro dia aqui em, Salvador, um operário foi receber o dinheiro do seu primeiro salário do novo emprego, e na saída, recebeu bala, pois naquele momento acontecia tiroteio entre bandidos e policiais. O operário morreu. Hoje, as notícias são de que um outro grupo invadiu a agência bancária do município de Tapiramutá. A pacata cidade fica há pelo menos 360 km de Salvador. De acordo com a polícia, seis homens invadiram a única agência do Bradesco no município e dispararam mais de cem tiros para inibir a ação de qualquer tentativa de reação. Na fuga fizeram quatro reféns que foram abandonados na saída da cidade. A quantia roubada não foi revelada e os autores fugiram.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

... E o jogo continua

Amigos do futebol, mais uma vez os representantes do futebol baiano no campeonato brasileiro decepcionou. ontem (31 de agosto), o Bahia levou 1 x 0 do Santo André, e hoje (1), o Vitória empatou por 0 x 0 com o Inter. Eu sei que a situação não é para desespero, mas todo ano é a mesma coisa, nossos representantes não conseguem fazer bom campeonato e o torcedor é que sofre. O Bahia até que não está mal, porém não conseguiu permanecer na segunda colocação da série B, ou seja, é quarto colocado na segunda divisão. Já o Vitória só desce a ladeira a cada rodada e o medo ou a preocupação é que no final do ano, os dois fiquem na segundona ou o Bahia na primeira e o Vitória na segunda. Sinceramente, é melhor que os dois estejam na primeirona. Ah, o Fluminense que vai de vento em poupa na série D, joga neste domingo em Feira de Santana, contra o Brasília, boa sorte touro de sertão.